15 de novembro de 2013

Bienal Online com Renata Martins


Como nasceu a paixão pela escrita?

Ainda na adolescência me apaixonei pela escrita. Era muito tímida e não conseguia expor totalmente meus sentimentos falando. Então, descobri que escrevendo me sentia aliviada e conseguia então me comunicar quando precisava falar sobre sentimentos positivos e até mesmo negativos. Comecei escrevendo diários, desde muito cedo, 10 anos ou até antes se me recordo bem. Na adolescência surgiram as primeiras poesias (junto com o primeiro amor - risos), e cartas, muitas cartas... E novas poesias. As aulas de redação e literatura eram minhas prediletas, e então o amor pela escrita começou a surgir mais ainda. No entanto, em um certo momento da minha vida parei de escrever, e isso durou muitos anos. Até que um dia, de repente, me vi escrevendo novamente, mas isso conto na próxima pergunta (risos).

Como veio a ideia para o primeiro livro?

Como disse anteriormente, desde a juventude não escrevia. Até escrevia algumas cartas, mas as poesias deixei de lado. E muitas se perderam... Com o tempo, me casei, tive a minha filha e vez ou outra quando estava triste escrevia um pouco. Fiz muitas cartas para Deus (o melhor é que Ele respondeu cada uma). Tive uma depressão muito grave e síndrome do pânico. Confesso que pensei que morreria, não aguentava mais. Eu queria me encontrar profissionalmente, voltar a estudar, mas minha filha era minha prioridade, e além disso o medo não me permitia ir à esquina sozinha. Fiquei realmente muito mal! As pessoas só me criticavam, achavam que era frescura, que depressão não existe e eu tinha que ser forte e lutar contra aquilo. O que ninguém imaginava é que eu não tinha forças sozinha. E ao mesmo tempo ninguém poderia me ajudar. Até que um dia, ouvi uma frase que me marcou muito, doeu lá no fundo. Mal sabia eu que Deus estava usando este momento para me restaurar. Ninguém me entendia, e não sabia o que eu estava sentindo, mas Ele Sabia. E nos momentos que eu pensava estar sozinha, Ele estava ao meu lado, e tudo o que eu passei foi para que hoje eu visse a glória dEle em minha vida. E então, neste dia para aliviar a tristeza sentei no computador e comecei a escrever. Queria gritar: NINGUÉM ME ENTENDEEE! E escrevendo eu tive a resposta que precisava: Alguém me entendia. E então, surgiu o livro ALGUÉM TE ENTENDE - mas como voltei ao passado para entender o meu futuro, a adolescência foi uma época que me marcou muito e então coloquei o título ADOLESCENTE ALGUÉM TE ENTENDE. Hoje este livro tem aberto muitas portas para mim, e tem sido bênção na minha vida. Só digo uma coisa... Nunca mais vou parar de escrever. Ah... e com tudo isso a depressão foi embora sem eu nem perceber. Hoje tenho a minha profissão, me sinto realizada, e posso cuidar do meu bem maior, minha filha.

Qual foi a sensação do término do livro e te pega-lo pela primeira vez?

Eu passei até mal!! (risos) Mas é verdade. Eu ria e chorava. Meu coração acelerou, as mãos suavam frio e tremiam muito, e eu comecei a chorar compulsivamente. Minha mãe me deu até água com açúcar (hoje estou rindo, mas foi muito sério, fiquei emocionada demais). Isso no primeiro livro. No segundo, que recebi essa semana, já estava mais forte, também chorei, mas de gratidão a Deus pela fidelidade dele em minha vida. E por ter realizado mais um sonho e conseguir estar numa grande Editora.
Nova livro da CPAD
 Mas quando toquei no meu livro pela primeira vez (o que fiz independente, o primeiro Adolescente alguém te entende, que agora está com a Editora CPAD), um filme passou em minha mente. Cada palavra de que eu não conseguiria veio à tona, cada humilhação, cada momento de angustia, cada não... E de repente, eu estava ali, com aquela pilha de livros à minha frente. Eu senti uma emoção inexplicável, eu queria gritar, eu queria correr e dizer EU CONSEGUI!!! VALEU A PENA!! Realizei um sonho. É como ter um filho, pois nós escritores sabemos como é difícil publicar um livro, trilhar cada caminho. Só nós sabemos as noites que passamos em claro. O Valor que tem uma ideia no meio da noite, e ai o que fazemos? Levantamos para escrever. E o melhor de tudo, no meu caso, é que eu tive ainda mais convicção que o meu Deus é fiel. Pois fiz a minha parte, claro, trabalhei, estudei, passei noites acordadas e dias também, pois tenho uma filha para cuidar. Mas ver o cuidado de Deus e o amor que Ele tem por nós, e por mais que não acreditemos, Ele se preocupa com cada detalhe. E tudo o que tenho conquistado hoje, foi o meu Deus quem me deu. Sem Ele não sou nada, pois é Ele quem inspira, quem consola e quem realiza o que Ele quiser em minha vida.

Para você escrever é...

Transmitir o que está no meu coração, e assim, tocar muitos outros corações. Pelo menos é o que eu desejo!

Como foi o processo de publicação do seu livro?

Inicialmente fiz a publicação independente. O que foi maravilhoso, pois aprendi muito sobre o mercado literário. E este livro será sempre lembrado e cuidado com muito amor, pois ele foi o início de tudo. E todos que participaram do meu projeto inicial e acreditaram em mim, levarei para sempre em minha vida. Depois de pronto o meu livro foi avaliado pela Editora CPAD, o que foi um processo bastante longo, e é realmente muito difícil, pois são vários setores que precisam aprovar o livro. Mas no final tudo deu certo. E agora sou uma autora da Casa. Tem outros livros chegando, mas neste momento quero curtir o meu novo "filhote".

Como você vê a literatura nacional hoje?

Um mercado promissor e com grandes nomes. Admiro muitos autores nacionais. E tenho certeza de que apesar de não terem (ainda) o valor merecido, vão alcançar lugares de honra, muito em breve. Temos autores maravilhosos em nosso país, e precisamos sim, valorizar, vestir a camisa e lutar para alcançar o reconhecimento devido.

Qual conselho você daria para aqueles que estão em busca de seus sonhos?
Eu sou suspeita a falar de sonhos. Pois sou uma eterna sonhadora!
Tive muitos sonhos, e ainda tenho (espero conseguir realizá-los). Alguns realizei mais rápidos, outros demoraram um pouco mais... No entanto,  houve uma grande diferença enquanto eu sonhava sozinha e a partir do momento que eu entreguei os meus sonhos e planos para Deus. É claro que para realizarmos um sonho precisamos nos esforçar para isso. Mas no momento que eu comecei a contar os meus sonhos para Deus e entregar nas mãos dEle para que a Sua vontade se realizasse em minha vida, os meus sonhos foram se tornando realidade. E o melhor de tudo, era "muitoooo" maior do que eu pedi ou pensei. A partir do momento que entreguei minhas vontades, planos, sonhos, mas principalmente a minha vida na mãos de Deus, Ele realizou muito mais que eu podia esperar.
O meu conselho é que você SONHE MUITO, Se esforce bastante para alcançá-lo. Mas muito além disso: Entregue os seus sonhos, os seus planos e projetos nas mãos de Deus, e tenho certeza, assim como eu, vai ser surpreender com o resultado. Mas faça a sua parte, pois somente assim Deus poderá fazer a dEle.

Deixo este versículo para sua meditação:
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os seus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais
altos do que os vossos pensamentos." (Is 55:8-9)



Um comentário:

J. A. Santos disse...

Olá é a minha primeira vez aqui no seu blog, estou vendo tudo aqui e estou amando. Bem, acho que eu e ela temos algo em comum heho, sou muito tímido então acho que a escrita me faz exteriorizar os meus pensamentos. É horrivel quando as pessoas me contam que elas sofriam de depressão e as pessoas a sua volta achavam que tudo não passava de frescurite. E eu não sabia da existência dessa editora. Tem post novo, passa lá no blog.
Abraços,
J. A. Santos.

 renata massa