18 de fevereiro de 2013

Entrevista com Jamila Mafra

Imagem

A Segunda-feira chegou e a semana começou. 
Então vem comigo e venha prestigiar a nossa 
entrevistada de hoje. 
Com vocês
Jamila Mafra.

Quem é Jamila Mafra? 

Um pouco da minha história de vida
Jamila Mafra nasceu na cidade de Guarujá, São Paulo – Brasil, em 07 de abril de 1987,lugar onde cresceu até os 12 anos.Filha de um casal de atores de teatro e dramaturgos, a escritora esteve sempre em contato com a literatura e a arte em geral desde muito cedo.Pouco antes de seu nascimento seus pais abandonaram a carreira artística,mas as peças continuaram a ser escritas e encenadas no ambiente familiar.
No início da adolescência a escritora mudou-se com seus pais e irmãos para o estado de Santa Catarina onde ela começou a escrever seus primeiros livros e poesias, embora antes disso já escrevesse pequenos textos teatrais desde os seus 9 anos de idade,ocasião em que os encenava com suas irmãs e amigas de infância.
Devido à muitas dificuldades e falta de oportunidades durante a sua juventude seus livros e textos permaneceram guardados sem expectativa de publicação,até que em 2009 a editora portuguesa WorldArtFriends deu à escritora a oportunidade de publicar dois de seus livros poéticos intitulados As Lágrimas dos Anjos e os Versos do Amor e Do Outro Lado Dos Sonhos o Perfume dos Teus Sorrisos,ambas as obras apresentando poesias perfeitamente ritmadas e elaboradas nos estilos lírico,romântico,muitas de conteúdo profundamente depressivo,outras de crítica social global.Abordam principalmente as desilusões da autora com o mundo,a corrupção humana,solidão,poucas alegrias,seus amores platônicos e problemas de saúde enfrentados por muitos anos.
Ainda em 2009 Jamila Mafra entrou na faculdade de Direito na Universidade do Vale do Itajaí,ocasião que contribuiu muito para seu despertar e interesse maior pela filosofia, e pelo mundo da literatura de maneira mais ampla.
Em 2010 publicou em uma edição simbólica seu primeiro livro de poesia infanto-juvenil chamado Viagem no Espaço e a Máquina do Tempo,obra estudada por alunos nas escolas, e que fascina e encanta todas as crianças que o lêem.
Amante da ciência sempre foi fascinada por ficção científica tendo como sua principal figura inspiradora o cineasta Steven Spielberg.
Em 2012 publicou sua primeira ficção científica chamada Histórias do Amanhã, As Cidades Submersas,livro muito aclamado por fãs e admiradores da autora.
Em 2013 a autora assinou contrato com a Editora Dracaena para a publicação de seu primeiro romance UM AMOR E UM AMIGO.

Como descobriu sua paixão pela escrita?

Escrevo desde criança. Meus pais também são escritores e por isso sempre tive contato com a literatura e arte em geral. Sempre amei novelas, seriados e filmes, isso ajudou muito a despertar a minha imaginação.
Li muito também, tanto literatura nacional quanto literatura estrangeira.Todos esses fatores contribuíram para a grande descoberta da minha paixão pela escrita.

Como surgiu a ideia do livro? Conte um pouco mais sobre ele.

Em 2006 eu estava me recuperando de uma cirurgia no final da coluna, por isso passava muito
tempo deitada na cama. Naquela ocasião escrever era praticamente a minha única
atividade. Inspirada em filmes assistidos e também em algumas experiências pessoais surgiu
então a ideia de escrever meu romance Um Amor e Um Amigo. Sempre adorei a cidade de
Roma, por isso a escolhi para ser o cenário perfeito desta história que envolve
amor, razão, emoção e tantos outro sentimentos. A Itália é um país muito lindo, com cidades
maravilhosas para se passar uma trama romântica. Mas o que mais me surpreendeu é o fato de
que muitas coisas que escrevi no livro aconteceram comigo um tempo depois de tê-lo
escrito. Neste caso a vida imitou a arte. Realmente é uma obra muito especial e terá continuação
em mais dois livros, já comecei a escrever o segundo. Aqui vai um trecho, é o último parágrafo
do penúltimo capítulo:
Um amor pode morrer?Talvez,se ele não for verdadeiro....Mas a morte do amor chega em um momento inesperado,pois não se vive a espera dela.Porém vive – se para se preparar para este dia que vem sorrateiro tal qual um ladrão no meio da noite.Se pararmos pra pensar talvez não seja tão difícil enfrentá-la como a última estrela que inevitavelmente um dia se apagará.Não há limites nem barreiras para sermos fortes,basta vivermos tal qual cada belo amanhecer que brilha com a luz do sol...

Como foi o processo de publicação?

A obra está em fase de produção, e a data de lançamento ainda não foi definida,mas provavelmente será publicado neste primeiro semestre de 2013. A publicação será feita pela Editora Dracaena que é uma empresa de muita competência e qualidade e tem conquistado o mercado editorial de modo significativo nesses últimos anos. Seu fundador o empresário e escritor Leo Kades busca através de sua instituição proporcionar novas oportunidades aos escritores iniciantes e veteranos.O processo de publicação é rígido pois o resultado final deve ser excelente, envolve o autor e toda equipe editorial que trabalham juntos para proporcionar o melhor ao leitor. Todo o processo leva em torno de quatro a seis meses. Enfim esse processo é também uma grande experiência para a formação pessoal do escritor.

O que está achando da literatura nacional no momento?

No momento o Brasil passa por uma fase editorial muito boa e agora com a novidade do livro
eletrônico a literatura se torna cada vez mais acessível ao grande público de maneira prática e
facilitada.O cenário atual é muito rico de novos talentos de todas as idades, eu mesmo tenho vários amigos, alguns até crianças que já escrevem. Muitas são as chances de publicar, vivemos em uma época fascinante na qual as portas estão abertas à todos os que desejarem fazer o que gostam e estão dispostos a seguir sempre adiante.É algo extraordinário podermos exercer a nossa arte da maneira mais sublime e consciente.

Qual livro e escritor(a) você indicaria e por quê.

É difícil escolher apenas um livro e um escritor diante de tantas figuras incríveis da literatura nacional e internacional. Mas diante desta pergunta tão importante eu indico o escritor e editor português Ex-Ricardo de Pinho Teixeira e seu livro de poesias Bússola.Seu nome artístico é Ex-Ricardo,escolheu esse nome porque como ele mesmo diz que hoje ele não é o mesmo de ontem por isso ele é ex de si mesmo.Além de artista ele é meu grande amigo e também meu editor, dono da Editora WorldArtFriends, ele publicou meus primeiros livros de poesias na cidade do Porto –Portugal.
Suas obras são inovadoras e especialmente em seu livro Bússola tem uma poesia romântica que eu amo chamada “Quase uma Carta de Amor”.

Onde você busca suas inspirações.

Além de escritora eu também sou professora, estudante de Direito e também sou compositora. Minhas letras de música estão disponíveis na maioria dos sites de músicas brasileiros. E diante todas essas atividades as inspirações surgem naturalmente, mas recebo grande influência de inúmeros artistas tanto na área da música quanto na área da arte e literatura e cinema. Escrevo também ficção científica e tenho pra isso como minha grande e maior inspiração o cineasta Steven Spielberg. O trabalho dele no cinema é fantástico e motivador, além de abordar meu tema favorito: a existência de vida extraterrestre. Eu diria que a vida em si e seus mistérios é uma fonte máxima de inspiração.

Deixe uma mensagem para aqueles que estão correndo atrás de seus sonhos.

Nada pode deter o conhecimento nem impedir que as coisas boas e realmente importantes aconteçam. Devemos ser o melhor que pudermos e fazer tudo que for possível para alcançarmos nossos objetivos. Muitos vezes estaremos cansados mas sempre animados e prontos para cumprir com honra e alegria aquilo que desejamos, afinal somos donos do nosso destino.

As redes sociais da autora.



2 comentários:

denise beliato disse...

Atraves das entrevistas aqui estou conhecendo diversos autores. Isso me encanta ver talentos brasileiros sendo reconhecidos.

Unknown disse...

Joice,adorei a entrevista e com certeza irei compartilhar nas redes sociais.Parabéns pelo Blog.Abraço!!!

 renata massa