27 de junho de 2013

Entrevista com Wilma Rejane

Olá pessoal, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma escritora que está lançando uma linda história que com certeza vai tocar o seu coração.

Pegue seu cafézinho e venha fazer parte da nossa conversa. Conheça um pouco sobre Wilma Rejane.

Quem é Wilma Rejane?


Definir o ser é uma questão complexa para a Filosofia , porque é impossível abarcar a totalidade sobre quem somos, daí o velho enigma perdura: Ser ou não ser, eis a questão. Por isso, querida Joice, vamos descomplicar (risos) Me defino através da fé: sou alguém transformada pelo amor e graça de Jesus e em constante aprendizado de vida. Na vida secular sou educadora da rede pública de ensino em Teresina, graduada em Teologia e Filosofia.

Como descobriu a paixão pela escrita?


A descoberta da escrita nasceu na infância com a descoberta da leitura, dos livros infantis, tão cheios de gravuras e fantasias, um mundo mágico e diria que até necessário para despertar a criatividade. Durante a adolescência escrevi contos, poemas, crônicas e tudo o mais que o dia e a imaginação permitia. Venci alguns concursos literários -também perdi alguns, -mas sempre recorria a caneta e ao papel para “despejar” sentimentos. Já escrevi de tudo um pouco, até roteiros para histórias em quadrinhos. Meu esposo Franklin é desenhista e tinha uma página de passatempos em um jornal local, ele fazia os desenhos, eu o texto. Também colaboramos com a Revista Família Cristã fazendo tirinhas. Agora, a escritora cristã nasceu (ou renasceu) com a conversão no ano de 2003.

Como foi o processo de publicação do seu livro?


Olha Joice, o primeiro livro “Às Margens do Quebar” é uma compilação dos artigos do blog A Tenda na Rocha. Um editor de Feira de Santana na Bahia , chamado Pastor Marcos Sampaio entrou em contato comigo que gostaria de publicar um livro com os estudos Bíblicos do blog. Fiquei muito feliz e agradecida, porque existia uma promessa do Senhor nesse sentido (Jeremias 30:2). Acabei não publicando por esta editora da Bahia, mas pela Editora Oxigênio do Léo Kades com quem trabalhava em parceria editorial. E esse primeiro livro depois foi republicado pela Novo Século (selo Ágape) sendo muito bem aceito em todo o Brasil. Agora em 2013, estou publicando A Primavera de Sara (Editora Dracaena selo Oxigênio-Heima) baseado no romance entre Sara e Abraão, uma linda história de amor e fé.

Conte um pouco sobre o livro.

Por um motivo nobre e maravilhosos,demorei um pouco para concluir o livro que começou a ser escrito em 2011. Fui submetida a um transplante de córnea para recuperar a visão do olho direito, perdida havia oito anos. Foi tudo bem, graças a Deus, voltei a enxergar, mas fiquei alguns meses parada sem escrever. Isso tudo serviu de lição de como Deus pode tornar coisas estéreis em férteis, trazer a existência aquilo que sonhamos.




“ Moe'd . Essa foi a palavra hebraica usada pelos anjos para anunciar ao casal Sara e Abraão a chegada do tão sonhado filho Isaac. Uma promessa que demorou 25 anos para ser cumprida. Quando li sobre “moe'd”, fique em estado de espanto, de maravilhamento. Decidi então me aprofundar no tema e escrever sobre ele, para que outras pessoas pudessem contemplar - e por que não viver - a grandeza da fé que transborda no relacionamento entre Deus, Sara e Abraão. Um relacionamento que marca a humanidade e que está ao alcance de todos os que compreenderem e buscarem o destino das promessas, dos sonhos. Mo'ed fala de uma estação, de um tempo determinado, de Primavera. Fé e primavera. Uma época de colheita. Também de novas sementes. De frutos que ficaram pelo árduo caminho em que “lágrimas grávidas” foram regando o solo. Mo'ed é o tempo onde a esterilidade dá a luz! “
( Trecho de introdução de A primavera de Sara)




Você se identifica com algum personagem?


Sim, com o casal Sara e Abraão. Através da vida deles, Deus ensina que é possível conquistar o impossível através da fé, levantar dos tombos e seguir mais forte para um novo tempo de realização de promessas.

Como foi o processo para escrever ele?


Demorei aproximadamente um ano para escrever A Primavera de Sara porque durante o processo de escrita, recebi transplante de córnea , voltando a enxergar após oito anos de cegueira no olho direito e cinco anos na fila de transplantes. Deus traz a existência aquilo que colocamos em oração e por seu grande amor por nós, renova nosso ânimo com a chegada da primavera, após longos invernos.

A estéril Sara dá a luz a um filho, por nome Isaac, que significa riso e é exatamente isso que o Senhor nos diz através da via do casal de judeus Sara e Abraão: “Tudo é possível ao que crê e tudo tem um tempo e um propósito”. 

Autor e livro que é sua inspiração.


Sabe Joice, gosto de ler livros de teor teológico, filosófico e de psicologia. Não sigo o estilo ou me inspiro em algum autor, procuro seguir o que vem da alma, do coração em um modo próprio de escrever que possa ser lido tanto por crianças como adultos, linguagem simples , explorando o simbolismo. Agora, nada se compara a leitura da Bíblia, este é o livro responsável por minha inspiração.

Deixe uma mensagem para todos aqueles que estão em busca de seus sonhos.


Queridos leitores, a medida do milagre é a impossibilidade e assim como Sara sorriu dos seus sonhos, pela grandeza deles, podemos sorrir dos nossos. Porém, Deus que nomeou a realização do sonho de Sara e Abraão de “riso”, também quer nos fazer sorrir de felicidade pela chegada do que um dia
consideramos distante demais para alcançar. Descansar em Deus enquanto se caminha nos montes, planícies ou vales é a melhor escolha, sabendo que Ele recolhe nossas sementes, regadas com lágrimas e delas faz um novo viver, em um tempo de alegria.

As redes sociais da autora


Twitter: @wilmarejane
Blog

*O primeiro livro escrito por mim, Ás Margens do Quebar, está a venda na internet nas maiores livrarias do país e pelo selo Ágape da Editora Novo Século.
A Primavera de Sara, o segundo livro a ser lançado em Julho de 2013, através do selo Heima-Oxigênio da Editora Dracaena, já se encontra em pré venda na Livraria Saraiva e em Amazon.com

Um comentário:

Cida Santos disse...

Joice, ontem procurava uma explicação para a passagem de Salmos 126:4(as torrentes no Neguebe), que amo muito esse salmo, e encontrei um estudo com o nome de Wilma Rejane...! Como estou enfrentando um período seca total em minha vida, agora pela manhã, deitada em minha cama(inverno pesado), e lendo o estudo dela que baixei e mais a Bíblia( Minha Espada), resolvi colocar o nome dela para saber mais a respeito e encontrei muitos sites falando... Não a conhecia , e encontrei seu blog e a entrevista... Nossa, tenho que agradecer primeiramente ao Senhor Jesus que eu creio que o Espírito Santo moveu meu coração para isso, e agradecer a você por expor aqui um pouco dela pra todas nós... Quero que saiba que através de você irei atrás de adquirir os dois livros que você apresentou no seu blog, e creio mesmo que foi o Espírito Santo, o Autor desse encontro hoje...!
Por favor, continue e não pare, pois essa é uma ferramenta poderosa se colocarmos nas mãos de Deus com propósito. Que o Senhor abençoe grandemente você!!

 renata massa