6 de setembro de 2013

Bienal Online com Sheila Ribeiro Mendonça

#Dia9 #BienalOnline
Bienal Online está chegando à reta final e hoje vocês vão poder conhecer
um pouco mais sobre a querida autora Sheila Ribeiro Mendonça.

           Vem com a gente, sinta-se a vontade!


            Quem é você como pessoa?
Carioca, tenho 38 anos, jornalista por formação e revisora de texto e escritora por amor e paixão. Teimosa, principalmente nas coisas que eu quero, ansiosa e no momento querendo abraçar o mundo e dar conta de mil coisas ao mesmo tempo. Precisando acalmar.
 
Quando começou a paixão pela escrita?
Começou desde que me entendo por gente. A leitura na minha casa sempre foi um hábito mais que constante cultivado por minha mãe e acho que isso foi me moldando em uma eterna apaixonada pelos livros. Quando criança e adolescente nunca cheguei a pensar "quero ser escritora", mas quando escrevi o meu primeiro livro aos 18 anos pensei que essa possibilidade poderia um dia se tornar uma realidade. Fui fazer faculdade de jornalismo simplesmente pelo amor por escrever. Nunca quis trabalhar em redações, mas sabia que queria escrever ou trabalhar com as palavras. Hoje me encontrei como revisora de texto, enfim. (rsrs)
 
Fale um pouco sobre seus livros. Como veio a inspiração para escreve-los? 
Em "Cabra Cega" foi depois de assistir ao filme "Dormindo com o Inimigo", antes dele, apesar da paixão por escrever, nunca tinha pensado em escrever um livro. Mas desde o primeiro momento que vi esse filme fiquei com vontade de escrever uma história com um vilão que perseguisse a sua esposa. Que fosse um doente. Não sei explicar o porquê, mas ou eu escrevia ou eu escrevia. (rsrs) Também não me lembro em quanto tempo escrevi "Cabra Cega", mas foi muito rápido, quase "psicografado" de uma vez só. "Cabra Cega" conta a história de um casal que se conhece e se casa meio vapt-vupt cheio de amor e paixão. Mas depois do casamento Gustavo mostra quem realmente é fazendo sua esposa, Clara, viver um inferno no meio de muita violência, estupro, cárcere privado, tentativa de fugas e afins.
 
"Deserto de Escolhas" surgiu na intenção de me descansar dos personagens do primeiro livro, pois queria escrever um novo romance, mas em uma divulgação maciça de meu livro falando sobre as personalidades da protagonista e do antagonista eu não estava conseguindo deixar a Clara e o Gustavo irem embora para construir novos personagens para um novo romance. Aí surgiu a ideia de fazer um livro de contos, fui fazer uma Oficina de contos para aprender a escrevê-los. "Deserto de Escolhas" fala sobre comportamentos compulsivos diversos de A a Z. Desde as mais conhecidas como compulsão por sexo e comida até as mais diferentes. 
 
Como foi o processo de publicação?

Um parto. Escrevi com 18 e só publiquei aos 35 anos. Depois de publicado e registrado não tinha dinheiro para publicar nos valores absurdos que as editoras pediam e pedem, aí guardei a minha história na gaveta por anos. Até que num belo dia o meu irmão viu uma reportagem sobre a publicação independente em um jornal na TV, sobre o Clube de Autores, aí entrei no site, conheci, me encantei com a oportunidade e consegui publicar. Isso tem 3 anos, mas hoje em dia temos vários sites e empresas iguais ao Clube. O leque de opções aumentou.
 
Deixe uma mensagem para todos aqueles que estão em busca de seus sonhos.
Não desista de jeito nenhum e não dê ouvidos aos vampiros. Corra atrás de seus sonhos, persista, pois só essa movimentação é que vai te colocar de frente à realização.

Conheça o blog da autora e suas redes sociais
Blog da autora


Bate-papo com a autora hoje  junto com o Grupo TSA

 #BienalOnline, o nosso evento da literatura online.
Conheça os parceiros da nossa Bienal e veja o que eles prepararam para a Bienal Online 
Fiquem de olho, a qualquer hora do dia novas postagens especiais!  


Bienal Online
Aqui é o seu lugar!  




Um comentário:

She disse...

Oba! Oba! Chegou o dia de maior ansiedade e olha que todos os dias têm sido incríveis! Obrigada pela oportunidade e convite, minha querida! :)
Beijo, beijoooo no coração!
She

 renata massa